segunda-feira, 13 de maio de 2013

O avestruz

O avestruz é uma das espécies animais vivas mais antigas, contando, ao que sabemos, com mais de 120 milhões de anos de existência.



Algumas cascas de ovos de avestruz foram descobertas em grutas na China, habitadas pelo homem à mais de 25.000 anos.
Pinturas rupestres, descobertas em túmulos, sugerem que os avestruzes foram, de alguma forma, domesticados pelos antigos egípcios, existindo evidências de terem sido treinados para puxarem carroças. À mais de 2.000 anos a rainha egípcia Arsinoe montava um avestruz com uma cela. O avestruz foi o símbolo de Themei, o Deus egípcio da verdade e da justiça. Na Roma antiga, equipas de avestruzes puxavam, por vezes, carros de corrida. Os generais romanos decoravam os seus capacetes de combate com plumas de avestruz como sinal de distinção e liderança e as suas esposas usavam plumas como ornamento real.
O óleo de avestruz foi usado como cosmético e tratamento para dores reumáticas por egípcios e romanos.
Evidências sugerem que no passadobushmen sul africanos caçavam avestruzes paraalimento e usavam as cascas dos seus ovos para armazenamento de água e efeitos decorativos.
Em 1700, Marie Antoinette voltou a introduzir na moda feminina as penas de avestruz, justificando a explosão crescente da indústria das plumas verificada desde então.
A partir de 1980 as explorações de avestruzes tornaram-se rapidamente populares em todo o mundo devido ao mercado da carne e da pele, que suplantou o das penas e plumas, excepto no Brasil, onde os avestruzes são criados quase exclusivamente para abastecer as actividades carnavalescas de plumas e penas, que são removidas da ave sem que esta seja abatida.
Nos dias de hoje e após algumas espécies terem sido alvo de caça desmesurada, os avestruzes são considerados espécies protegidas na maioria das sua áreas de origem.



veja também

2leep.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário